Sistema de maior eficiência e economia para a substituição da lenha na secagem de grãos

Sistema de maior eficiência e economia para a substituição da lenha na secagem de grãos

Com o aumento na demanda de produção e preparação de diversos tipos de materiais e alimentos nos setores industriais, incentivado pela modernização industrial e pelo máximo aproveitamento dos recursos existentes em termos de máquinas e trabalhadores, tem se tornado imprescindível o uso de máquinas mais econômicas e de maior rendimento, que permita o uso automatizado de certos serviços dentro da indústria, reduzindo o número de operadores em serviços de risco e aumentando a produção.

Um dos sistemas mais destacados em tempos recentes tem sido os sistemas de queima em diversas empresas. Muitas indústrias ainda fazem o uso da lenha comum para a queima em sistemas de secagens de grãos e outros tipos de materiais, apesar de a lenha não apresentar todo o rendimento que é possível obter da madeira.

Outro fator que desinteressante do uso da lenha comum é a necessidade de operadores trabalharem na alimentação de fornalhas, aumentando o custo com a mão de obra e tendo também o risco constante de acontecer acidentes relacionados a operação manual de sistemas de queima.

Para modernizar esse processo e para reduzir custos, aumentando a segurança e tirando o maior rendimento possível do maquinário já existente, muitas empresas agora tem recorrido a um sistema de queima automatizado e de maior rendimento.

Devido a proximidade no funcionamento e o uso de energias renováveis, a melhor opção para a substituição da lenha comum é sem dúvidas o uso do cavaco de madeira. Por possuir um poder calorífico muito mais alto que a lenha, além de muito maior homogeneidade na queima, o uso do cavaco tem trazido grandes benefícios já em diversas indústrias de produção de e preparo de grãos e alimentos.

Outra grande vantagem do uso de cavacos de madeira, é a possibilidade de automatizar a alimentação das fornalhas, tornando assim todo o processo muito mais rápido e seguro, reduzindo assim a incidência de acidentes no ambiente de trabalho relacionado ao manuseio de fornalhas.

A substituição do tipo de combustível utilizados em fornalhas de secagem tem sido muito incentivada devido ao ganho econômico que gera para a empresa e também por ser um sistema de baixo custo de aquisição, permitindo o retorno do investimento já em curto prazo.

Galeria de Fotos

Lippel utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »