Projeto ambiental com triturador de galhos para a redução de lixo orgânico em escolas

Projeto ambiental com triturador de galhos para a redução de lixo orgânico em escolas

O projeto Lixo Zero foi criado com o objetivo de coletar e destinar de forma ambientalmente correta os resíduos sólidos urbanos de maneira a economizar recursos públicos e promover ações socioambientais.

Recentemente uma prefeitura tomou mais uma ação para a participar ativamente neste projeto. Uma prefeitura no estado de Santa Catarina realizou a aquisição de um triturador de galhos Lippel para a trituração de resíduos orgânicos.

A utilização deste equipamento irá promover a economia dos recursos públicos do município, uma vez que o descarte dos resíduos orgânicos gerava um grande custo em logística de transporte ao aterro municipal, além de prejudicar o meio ambiente por liberar gases do efeito estufa na atmosfera.

Agora, ao se triturar o material, este pode alcançar uma redução de até 80% do volume do material bruto, assim, isso gera uma economia de até 80% no transporte do material. Mas ainda mais importante é que, uma vez que o material é processado pelo triturador de galhos, ele fica pronto para ser reaproveitado por meio da compostagem orgânica.

O reaproveitamento deste material gera economia na compra de fertilizantes artificiais, já que por meio da compostagem se produz um adubo orgânico da melhor qualidade.

Além do benefício econômico, é apresentado um grande benefício social.

Esta prefeitura passou a utilizar o triturador de galhos também na trituração de resíduos orgânicos de escolas, preparando o material para ser utilizado na horta do colégio, envolvendo assim educadores, alunos e famílias dos alunos nesta ação ambiental, ensinando alunos desde cedo a trabalhar a favor do meio ambiente, além de criar um melhor ambiente de ensino.

Esse projeto já está trazendo benefícios agora para a prefeitura e para a população, além de auxiliar também outros setores do município como as escolas.

Aqui você irá encontrar um arquivo falando sobre os conceitos do projeto Lixo Zero produzido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina: http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/cmtu/conceito_projeto_lixo_zero.pdf

Galeria de Fotos

Lippel utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »