PÁTIO DE COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ

PÁTIO DE COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ
PÁTIO DE COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ
 
A cidade de Oriximiná é uma grande produtora de galhadas resultante de podas e supressão, na sua maioria promovida pela estrutura Urbana de Oriximiná, com terrenos de 300 m2 e 750 m2, que resulta em grandes quintais, atrelado ao hábito de plantar árvores de grande porte que é uma característica de seus habitantes. Somada a isso, a arborização das vias públicas, em sua grande maioria, também foi feita de forma desordenada e sem nenhum critério técnico, favorecendo o aumento de resíduos vegetais, cujo total chega em média a 200m3/dia. Apesar de existirem normas legais quanto à disposição e destinação desse resíduo, nunca foram obedecidas e nem cobradas.  
  Toda essa produção tinha um destino certo, o lixão, que, misturados a outros tipos de resíduos assumem uma outra característica que ajuda a aumentar seu potencial poluidor/degradador. Segundo estimativas levantadas pela SEMMA, (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em 2019, quase 60
% de todo o volume destinado ao lixão eram de origem vegetal e, prioritaria
mente, de galhadas.
 

A necessidade de trabalhar esse grande volume de resíduo levou ao planejamento de uma forma de sua retirada, de maneira que fosse viável economicamente, prática e ao mesmo tempo ambientalmente segura. Surge então a ideia do Pátio de Compostagem. Este trabalho foi implementado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos anos 2019/2020, e, concebido, planejado e executado pelo senhor Enzio Harada, Biólogo, então secretário no período.

Para tanto era necessário um local, com relevo e logística adequados, e, que fosse uma área já consolidada. Outra questão é como transformar primeiramente a galhada em um produto que pudesse ser usado para o composto. Surgiu então a necessidade de se adquirir uma máquina compatível, não só para o processo em si, mas, que atendesse a demanda. Foi adquirido a Trituradora PTU300, marca Lippel.

 
 
Os trabalhos começaram com o licenciamento da área, a limpeza, preparo, a delimitação dessa área com estruturas necessárias para o funcionamento do Pátio.
 
 
 
 
Em seguida, foram treinados 06 servidores públicos para trabalharem diretamente no processo de trituração. Técnicos da SEMMA estavam responsáveis por orientar o manejo adequado dos resíduos já no seu destino final.
 
 
O processo de compostagem consiste na disposição do material triturado em Leiras com largura de 3m, por 2m de altura, manejados de acordo com um cronograma estabelecido devido às características das fases do processo de compostagem.
 
 

O tempo de estabilização do composto é estimado em 4 meses, podendo ser utilizado produtos que acelerem esse processo. A grande maioria do material triturado, cerca de 70% é mangueira, com a presença de quase 12 espécies com mais frequência. Algumas condições influenciam no resultado final do composto, que  são: a sazonalidade do nosso clima, as espécies trituradas, o manejo e o tempo entre a poda e a trituração. O processo é ambientalmente seguro e economicamente viável. Além disso foi pensado para que, além de mitigar um passivo ambiental, pudesse trazer vantagens socioeconômicas com a utilização do composto na agricultura e outras atividades.

 

 
 

Esse tratamento alternativo, a esse grande volume de resíduos que geramos, ainda nos traz uma outra vantagem, pois, é tecnicamente inviável a destinação desse resíduo ao tratamento de um aterro sanitário. Além do custo de logística, iria diminuir drasticamente a vida útil do aterro sanitário. O material triturado durante o período de 9 meses do ano de 2020, foi de aproximadamente a 3.900 m3 de material triturado, o que corresponde a 30.400 m3 de galhadas, e terá como resultado da compostagem um volume de aproximadamente 1.250 m3,segundo fontes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. (Dados correspondente ao período de 2020).

 

 
Fonte: https://bioufopa2020.blogspot.com/2021/04/patio-de-compostagem-no-municipio-de.html?m=1
Por  Katiane Araújo, Amanda Cristina e Caroline Azevedo

Os trabalhos começaram com o licenciamento da área, a limpeza, preparo, a delimitação dessa área com estruturas necessárias para o funcionamento do Pátio.

Galeria de Fotos

Lippel utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »