O que é Biomassa

Saiba tudo sobre biomassa e como ela é utilizada para geração de energia

O que é Biomassa Biomassa é a matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia. Nem toda a produção primária do planeta passa a incrementar a biomassa vegetal, pois parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema na sua própria manutenção.

As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.

Os tipos de biomassa mais utilizados são: a lenha (já representou 40% da produção energética primária no Brasil), o bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, etc. A biomassa também é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodiesel.

A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO² na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO² nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa, desde que não seja de forma predatória, não altera a composição da atmosfera.

A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria automobilística.

Embora a utilização de biomassa como fonte de energia traga vantagens fantásticas, é importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas. Um exemplo disso foi a expansão da indústria de álcool no Brasil, onde várias florestas foram desmatadas para dar lugar a plantações de cana-de-açúcar. Por isso a preocupação ambiental, mais do que nunca, deve ser prioridade na utilização da biomassa.


Mas como utilizar a biomassa para geração de energia?

Para cada tipo de biomassa e para cada tipo de aplicação térmica cabe a necessidade de processar adequadamente a biomassa, e a Lippel desenvolve projetos adequados às necessidades de cada cliente. Veja abaixo as etapas envolvidas e um resumo do processo necessário para utilizar a biomassa para geração de energia.


Roteiro de conversão da biomassa em energia

O que é Biomassa


Orçamentos, Pedidos ou Mais Informações

Portal
de notícias
Acompanha as últimas notícias e eventos.
Ver Todas as Notícias

Governo do MS isenta ICMS do cavaco de madeira para a produção de mais energia

O governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), concedeu a isenção dos 17% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no cavaco de madeira, atendendo a uma reivindicação do setor de base florestal.  Sem a taxa para operações internas, a geração de energia por biomassa e a secagem de grãos em armazéns passarão a custar menos. O diretor-executivo da Reflore-MS (Asso
5 de Julho de 2022

ENTRE EM CONTATO

  • +55 (47) 3534-4266 - Fábrica
    +(47) 3300-1222
  • atendimento@lippel.com.br
  • Horário de Atendimento
    Segunda à Sexta das 7h30 às 17h30
  • Rua Pitangueira, 733 Agrolândia - SC
    CEP: 88.420-000 - Fábrica

CONECTE-SE

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Linkedin
@LIPPEL 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
  • Idioma - Português
  • Idioma - Inglês
  • Idioma - Espanhol
Lippel utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »