Briquetagem - Agregando valor aos resíduos do algodão

Briquetagem - Agregando valor aos resíduos do algodão

O algodão é uma fibra natural, amplamente cultivada e presente no tecido. O processamento do algodão, assim como a de diversos outros tipos de culturas, gera um volume de resíduos vegetais. Porém, especialmente em tempos mais recentes, se tornou uma necessidade descartar de forma adequada esses resíduos.

Apenas Descartar os resíduos in-natura acaba sendo oneroso e um desperdício de matéria prima que poderia ser melhor aproveitada. É preciso pensar em boas práticas sociais adequando soluções sustentáveis no processamento e descarte de resíduos.  

Uma solução eficaz para o tratamento dos resíduos de algodão é a compactação.

O processo para tal feito é a briquetagem. Tanto a casca do algodão como o caroço do algodão podem ser briquetados.  O processo da briquetagem compacta os resíduos através da pressão e temperatura, entrelaçando assim as fibras vegetais com a liberação da lignina natural, transformando assim a matéria prima volumosa em um briquete de alta densidade. De fato, os briquetes tem diversas aplicações, porém, tem principal destaque como substituídos da lenha, podendo ser utilizados como combustíveis em fornalhas.

Seu adensamento reduz os custos de transporte. No caso do descarte, esta é ambientalmente correta, podendo ser inserido novamente ao solo. É economicamente viável sendo vendido como ração ou combustível. 

 

Impressões de Uso e Resultados

Principais Vantagens

Briquetagem - Agregando valor aos resíduos do algodão

Vantagens da compactação dos resíduos em briquetes:

• Redução do custo de transporte;

• Redução da sujeira;

• Redução do risco de incêndio;

• Redução do volume;

• É ambientalmente correto;

• Pode ser inserido novamente ao solo;

• Pode ser utilizado como combustível em fornalhas;

A briquetagem do algodão traz diversos benefícios, permitindo que os resíduos do algodão possam ser utilizados tanto para o uso próprio, quando o agricultor também atua em áreas onde é necessário o uso de combustíveis em fornalhas e caldeiras, como também pode ser utilizado com uma fonte de renda por fornecer este combustível para diversas empresas.

Este reaproveitamento torna rentável a necessidade de destinação correta dos resíduos de algodão.

A Lippel conta com uma gama de equipamentos de briquetagem, desde o pequeno até o grande porte, com produções de até 2.200 Kg/h por unidade, para suprir a necessidade de reaproveitamento de diversos tipos de resíduos vegetais como biomassa da madeira, algodão, arroz, caroço de açaí e muitos outros.

Máquinas Utilizadas Nesta Solução

Portal
de notícias
Acompanha as últimas notícias e eventos.
Ver Todas as Notícias

Orçamentos, Pedidos ou Mais Informações

Toras
Galhadas
Árvores inteiras
Restos de Serraria
Madeira Reciclada
Lippel utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »