O que é biomassa

Saiba tudo sobre biomassa e como ela é utilizada para geração de energia

O que é Biomassa Biomassa é a matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia. Nem toda a produção primária do planeta passa a incrementar a biomassa vegetal, pois parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema na sua própria manutenção.

As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.

Os tipos de biomassa mais utilizados são: a lenha (já representou 40% da produção energética primária no Brasil), o bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, etc. A biomassa também é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodiesel.

A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO² na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO² nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa, desde que não seja de forma predatória, não altera a composição da atmosfera.

A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria automobilística.

Embora a utilização de biomassa como fonte de energia traga vantagens fantásticas, é importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas. Um exemplo disso foi a expansão da indústria de álcool no Brasil, onde várias florestas foram desmatadas para dar lugar a plantações de cana-de-açúcar. Por isso a preocupação ambiental, mais do que nunca, deve ser prioridade na utilização da biomassa.


Mas como utilizar a biomassa para geração de energia?

Para cada tipo de biomassa e para cada tipo de aplicação térmica cabe a necessidade de processar adequadamente a biomassa, e a Lippel desenvolve projetos adequados às necessidades de cada cliente. Veja abaixo as etapas envolvidas e um resumo do processo necessário para utilizar a biomassa para geração de energia.


Roteiro de conversão da biomassa em energia

O que é Biomassa

Agricultura

Agricultura

Biomasa

Biomasa

Manejo de Árboles

Manejo de Árboles

Procesamiento de Madera

Procesamiento de Madera

Compostaje Orgánico

Compostaje Orgánico

Paisajismo

Paisajismo

Reciclaje de madera

Reciclaje de madera

Alquiler

Alquiler