Pode ser transportado material de biomassa em várias formas diferentes. A opção de movimentação mais apropriada dependerá do tipo de biomassa, quantidade e densidade.
Opções de transporte
A facilidade da extração
A concepção e a implantação da armazenagem da biomassa deve levar em conta a facilidade da extração do seu conteúdo e também a quantidade requerida do próximo destino, seja ela uma caldeira, unidade de combustão, plantas de conversão, usinas de briquetagem ou algum outra necessidade. Se for conveniente, o uso da gravidade natural deve ser aplicado, reduzindo a necessidade de energia.
O Ponto de descarga
É importante projetar o sistema de armazenagem de tal forma que o conteúdo que se encontra nele possa fluir, tais como os pellets, cavacos ou serragem para o ponto de descarga do armazenador. Este ponto de descarga não deve deixar regiões onde a biomassa pode acumular-se ou ficar presa, formando áreas onde a biomassa pode ficar indefinidamente e potencialmente permitir a criação de bolor e fungos.
Transferindo biomassa do armazenador
Existem diversos métodos de transferência de biomassa, e dependendo da sua situação, diferentes métodos, materiais, e resultados são alcançados.
Possíveis métodos incluem:
Dentro do processo de produção da biomassa para fins energéticos, o material da biomassa pode ser transportado de várias formas diferentes. A opção de movimentação mais apropriada dependerá do tipo de biomassa, quantidade e densidade.