Silos de armazenagem para biomassa

Garantindo a qualidade e a disponibilidade da biomassa combustível

Silos de Armazenagem para Biomassa A principal finalidade do armazenamento é manter a biomassa em bom estado e em um lugar adequado para que possa ser facilmente transferida para os próximos estágios do processo de transformação da biomassa em energia e calor através da combustão.

Em muitos casos, uma das principais preocupações é mantê-la seca, protegendo a biomassa contra a chuva, umidade e a água que escorre pelo solo. Deve igualmente ser protegida durante o abastecimento do local de armazenamento, sua transferência e durante o acesso para a manutenção.

Tipos de Sistemas de Armazenagem

Os sistemas podem ser:

  • Com propósitos e formas estruturais específicos para o armazenamento, tanto acima do solo como no subsolo;
  • Unidades adaptadas, como silos de alimentos ou galpões;
  • Unidades de disponibilidade imediata, pré-fabricada e projetada para um tipo especifico de biomassa tal como os pellets.

  • Abastecimento, armazenamento e extração da biomassa

    Silos de Armazenagem para Biomassa O projeto de armazenagem de biomassa combustível deve considerar o abastecimento e a extração da biomassa, assim como o acesso para a manutenção, que é muito importante para a operação eficiente de uma instalação de biomassa.

    Abastecimento

    O método pretendido para o abastecimento também deve ser considerado. Se os cavacos de madeira vão ser entregues por um caminhão caçamba, o método mais eficiente é depositá-los diretamente no armazenador de combustível. Isto pode requerer uma rampa para permitir acesso do caminhão ao silo de armazenamento se ele for construído totalmente ou em parte no subsolo.

    Se a madeira vai ser picada no local, existe a possibilidade de armazenar diretamente dentro de um silo aéreo.

    Armazenamento

    Silos de Armazenagem para Biomassa A biomassa em geral é um combustível de densidade energética baixa, conseqüentemente um grande volume deve ser armazenado no local se a freqüência de abastecimento requerida é muito grande, e uma reserva de segurança com margem suficiente também deve ser mantida.

    Aconselha-se que a biomassa seja armazenada próxima ao local do equipamento de combustão para evitar bloqueios ou dificuldades na alimentação do combustível no queimador, e que seja acessível aos veículos carga para abastecimento do local de armazenagem.

    Ventilação

    Para a maioria dos armazenamentos de biomassa seca, a boa ventilação será necessária para impedir o acumulo da condensação, permitir a secagem adicional, e para impedir a formação de húmus e fungos que podem apresentar risco sanitário se inalados.

    O bom fluxo de ar também pode ajudar a minimizar a compostagem do combustível, levando à perda de conteúdo energético, e evitar o acumulo de temperaturas excessivas com o risco de incêndio. Estudos nos EUA e na Dinamarca sugerem que não se deve construir montes de cavacos de madeira acima dos 8 a 10 metros por esta razão.

    Drenagem

    Tanto na armazenagem acima do solo quanto nas instalações abaixo do solo, algumas formas de drenagem devem ser incluídas, para o caso de entrada indesejada de água e também para em casos de necessidade de limpeza do armazenador, como em casos de contaminação por fungos.


    Armazenando a biomassa

    Silos de Armazenagem para Biomassa Fatores a considerar:

  • A biomassa não escoa tão livremente quanto o óleo ou o gás natural.
  • Geralmente absorverá a umidade se for exposta.
  • Poderá naturalmente se biodegradar no armazenador se não estiver seca. Isto leva a perda do potencial energético e a formação de fungos e bolores.

  • Projeto de um armazenador eficiente:

  • O dispositivo deve manter o combustivel em boas condições, particularmente protegendo-o contra a umidade.
  • Deve também ser possível a descarga da biomassa em um recipiente adequado para o transporte.