Fábrica de pellets

Pellet é um combustível granulado que pode ser fabricado a partir diversos tipos de resíduos de madeira, tendo grande utilização em caldeiras e fornalhas.

O Pellet é um combustível granulado que pode ser feito de diversos tipos de biomassa como cascas e podas de árvores, serragem, maravalha, resíduos de construção civil e madeireiras.

"

Depois de recolhidos, triturados e secos, esses materiais se transformam em pó que é comprimido para obter a forma final. Durante a produção, 6 a 8 metros cúbicos de serragem ou cavacos de madeira são comprimidas a altas pressões, em um metro cúbico de pellets de madeira. O resultado é um composto 100% natural de elevado poder calorífico.

A queima de Pellets não produz fumaça ao contrário de outros combustíveis. Além das vantagens de eficiência no consumo inerentes ao seu próprio processo de fabricação, têm garantida estabilidade nos preços por serem uma fonte renovável, ao contrário do que acontece com os combustíveis fósseis.

Os resíduos lignocelulósicos utilizados para fabricação dos pellets são um recurso abundante no Brasil que, se for devidamente explorado, vai permitir reduzir substancialmente a dependência energética que atualmente temos em relação ao petróleo, resultando em imensos benefícios para a economia, e conseqüentemente, nos seus preços de comercialização.

 Clique aqui para ver uma apresentação sobre o processo de fabricação de pellets.

Veja abaixo o processo de fabricação de pellets ou  clique aqui para Pedidos, Orçamentos ou Mais Informações.

A produção dos pellets de madeira é influenciada por diferentes propriedades físicas tais como: teor de umidade, distribuição dos tamanhos das partículas, densidade da massa e parâmetros da operação. 

Antes da produção de pellets, os materiais são secos. O material a ser processado na máquina peletizadora devem ser triturado, não podendo ser superior a minusculas partículas e o teor de umidade normalmente não excede 10%. A compactação acima dos 1000 bar permite que estes se mantenham estáveis, durante o transporte e manuseio, até a sua queima. Como resultado da secagem e compactação, os pellets apresentam um teor de umidade máximo de 8%, uma densidade de mais de 650 Kg por metro cúbico e um poder calorífico entre 4,9 e 5,4 KWh por kilograma. Regra geral, 2Kg de pellets de madeira substituem cerca de 1 litro de óleo combustível.

A alta densidade dos pellets de madeira permite um local de armazenamento compacto e um transporte mais econômico. São facilmente descarregados e movimentados, usando sistemas existentes, tais como transportador de rosca ou equipamento de sucção. Esta alta densidade permite ainda a melhoria de propriedades de combustão. 

A produção de pellets de madeira, com os seus processos de prensagem e secagem, corresponde a menos de 4% do teor de energia do produto final. Por esta razão, os pellets de madeira são significativamente melhores do que as fontes de energia fóssil, para as quais 10-12% da sua energia é necessária, para tratamento e purificação.

Inovação Tecnológica


Orçamentos, Pedidos ou Mais Informações


Dados de Contato

Dados do equipamento / produto / máquina

Dados da Mensagem