Picadores Florestais para produção de combustíveis renováveis

Você já parou para pensar que muitos resíduos que são descartados podem ser transformados em fonte de energia limpa?

Atualmente o mundo vem sofrendo com o aquecimento da Terra, ocasionado pelo efeito estufa, e isto faz com que cada vez mais haja a necessidade do consumo de produtos sustentáveis. Um produto sustentável é um produto que passa por um sistema de produção que tem condições de se manter, ou seja, capaz de suprir as necessidades da sua produção sem afetar a necessidade a futuras produções.

Uma forma de ajudar o planeta, impedir o acumulo em lixões e obter um produto de alta qualidade é através da reciclagem da madeira. A reciclagem de madeira possibilita a produção de um produto chamado cavaco, que são pequenos pedaços de madeira resultantes de uma trituração.

Os cavacos são produto de alto poder calorífico, estes resíduos podem ser queimados diretamente em caldeiras e fornalhas, gerando energia térmica ou elétrica, ou podem ainda servir de matéria-prima para produção pellets e briquetes, que são combustíveis sólidos compactados e de alta densidade. Desta forma, o cavaco é um produto gerador de energia limpa e sustentável, pois a madeira é um recurso renovável existente no meio ambiente.

A produção do cavaco é feita a partir de um equipamento chamado Picador Florestal. O picador florestal é capaz de triturar diversos tipos de madeira, desde galhos e folhas de árvores até toras e árvores inteiras. Estes picadores são extremamente potentes e produtivos, chegando inclusive a produzir 70m³ de cavacos por hora.

O picador florestal PTML 240-320x600 plus é um modelo produzido pela Lippel, que permite a produção de cavacos. Estes picadores florestais permitem que o equipamento seja deslocado até o local de trabalho, facilitando o processo produtivo e evitando a necessidade de transportar o material até o picador.

Este modelo de picador florestal pode ser utilizado diretamente nas florestas, onde ele faz o aproveitamento de todos os resíduos florestais, galhos, folhas, cascas e outros resíduos. Outra aplicação que pode ser dada ao PTML 240-320x600 plus é para limpeza urbana, onde ele tritura podas de árvores e arbustos, transformando-os em cavacos que podem ser utilizados para compostagem ou para decoração de jardins.

Dentre as principais vantagens de se utilizar o cavaco como combustível estão: é um combustível sustentável, é menos poluente que os combustíveis fósseis, reaproveita resíduos que seriam descartados e estimula o emprego local.

 

Saiba mais sobre os Picadores Florestais e a produção de combustíveis renováveis:


Compartilhar