Os benefícios econômicos e ambientais da reciclagem do vidro

O vidro está em todo lugar e é muito útil e necessário nas mais diversas aplicações.

Porém, como o vidro é um material não degradável, a sua utilização deve ser feita de maneira conscienciosa. Visto que o meio ambiente foi muito afetado por diversas evoluções na indústria no último século, devemos mais do que nunca buscar soluções aos resíduos que favoreçam o meio ambiente e que sejam rentáveis no âmbito econômico.

Como o vidro é tão necessário tanto em residências, comércios e indústrias é vital encontrar uma maneira de reutiliza-lo. A boa notícia é que o vidro é um material que pode ser completamente reaproveitado por meio da reciclagem.

Para se dar início ao processo da reciclagem do vidro, é necessário primeiro separar o vidro por cores, separando o vidro verde, transparente e âmbar. Após isso o vidro deve ser triturado para atingir a granulometria necessária para que o material possa ser novamente fundido e transformado em novos materiais.

Por meio da reciclagem, é evitado que este material seja descartado na natureza, onde ele levaria no mínimo 4 mil anos para se decompor. Com a reciclagem o vidro pode ser completamente reutilizado, o que gera economia na produção de novos materiais e fornece um meio de gerar receita para prefeituras, empresas ou mesmo comércios que desejam vender o material triturado para reciclagem.


Compartilhar