Energia a partir da Biomassa têm aumento de 14% em 2013

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2013, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no último ano foram produzidos 39.679 GWh de energia a partir da biomassa.

Esta energia gerada foi consumida por unidades industriais e pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), sistema que produz e transmite energia elétrica no país. Comparado a 2012, a geração de energia foi superior em 14%.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente existem 480 termoelétricas a biomassa em funcionamento, juntas essas termoelétricas produzem 11.571 MW, o que corresponde a 8,4% da matriz elétrica brasileira.

A produção total de energia a partir da biomassa durante o ano de 2013 chegou a quase 40 mil GWh, o que corresponde a 33% do consumo residencial no SIN, sendo o equivalente ao necessário para abastecer todas as residências do estado de São Paulo.

De acordo com a ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), do total de energia produzido a partir da biomassa, cerca de 17 mil GWh foram destinados para o SIN, enquanto que os outros quase 23 mil GWh foram destinados para o auto consumo nas indústrias associadas as termoelétricas a biomassa.

É importante ressaltar que a produção total bioelétrica cresceu 14% comparado ao ano anterior, enquanto que a oferta para o sistema elétrico interligado cresceu 32%. Superando a produção de eletricidade a partir de fontes como carvão, nuclear e eólica.

 

Para saber mais sobre a produção de energia a partir da biomassa, clique nas imagens abaixo:


Compartilhar