Empreendedor realiza seu sonho e abre fábrica de briquetes

A produção de briquetes tem um papel fundamental para a geração de empregos, pela reciclagem de resíduos e também para o desenvolvimento sustentável.

A fábrica de briquetes Leneco está situada no município de Capitão Leônidas Marques, localizado na região noroeste do Paraná. As atividades predominantes da região são o cultivo de soja e milho, além da indústria moveleira.

O briquete, também conhecido como lenha ecológica, é produzido a partir dos resíduos gerados pela indústria moveleira e pelas podas das árvores da cidade. É um combustível alternativo que vem sendo utilizado cada vez mais como fonte de energia.

O fundador da Leneco, Luis Carlos Vieira, já havia trabalhado anteriormente em uma fabrica de móveis. Foi quando decidiu que estava na hora de realizar seu sonho de se tornar um empreendedor e abrir seu próprio negócio.

Luis explica que já na época que trabalhava na fábrica de móveis havia a preocupação de dar o destino correto aos resíduos de madeira, então ele foi à busca de experiência com outros empreendedores do ramo moveleiro, foi onde Luis pode ver a viabilidade de abrir uma fábrica de briquetes.

Os equipamentos da Leneco para produção de briquetes foram adquiridos da Lippel e sua fábrica já esta em funcionamento há mais de 4 anos utilizando uma área útil de 1000m².

Apesar do processo de fabricação ser continuo e mesmo com seis máquinas trabalhando em conjunto, o barulho e o ruído da produção é baixo.

A Leneco é capaz de produzir diariamente aproximadamente 22 toneladas de briquetes, equivalente a mais de 400 toneladas mensais.

O briquete possui um mercado aberto, que colabora com o desenvolvimento econômico da região. Um uso comum e crescente para os briquetes é em substituição à lenha em pizzarias, padarias e outras empresas que usam fornalhas.

 

Assista o vídeo abaixo com a reportagem completa da Leneco:

Veja abaixo os produtos utilizados na Leneco que compõem a Fábrica de Briquetes:


Compartilhar