A melhora significativa para os resíduos sólidos

Atualmente, com o aquecimento global, a produção dos gases poluentes a atmosfera vem aumentado, sendo um dos grandes problemas enfrentados, assim como o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, onde é necessário a tomada de alternativas para acabar com isto. Resultando em um sistema de gerenciamento de resíduos, assim como, preservando o meio ambiente, temos as garantias de limpeza e da saúde pública.

Para se acabar com o problema visto, existem algumas alternativas nas quais podem ser tomadas. Uma delas, muito utilizada atualmente, é destinar os resíduos para os aterros sanitários, que são considerados uma forma de destinação final dos mesmos em camadas com um material bruto, tendo como o mais utilizado, o solo adaptado com características especiais para esta situação, de forma a evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Porém, estes aterros, mesmo sendo uma alternativa eficiente, possuem uma vida útil limitada, além de ser necessário um isolamento ambiental, pois produz gases prejudiciais ao meio ambiente, e acaba por ser de difícil reintegração a área utilizada após a desativação do mesmo.

Outra alternativa, ambientalmente correta utilizada é a trituração do resíduo, o que ajuda na redução de passivos ambientais e no esgotamento dos aterros. Ainda, de mesma forma, essa alternativa é capaz de reduzir o volume e transformá-lo em um produto lucrativo, o qual pode ser usado para diferentes ramos, com a intenção de ser feito a compostagem ou até mesmo obter a função de cobertura de solo. A trituração possibilita além de um destino sustentável para os resíduos, a contribuição dos mesmos com o meio ambiente. Pensando desta forma, a Lippel vem fornecendo equipamentos para a melhoria do aproveitamento dos resíduos, assim, desenvolvendo soluções voltadas a reciclagem dos resíduos como picadores e trituradores.

A implantação da Logística Reversa é um importante trabalho que vem sendo adaptados pelas empresas. Pode ser explicado como um trabalho com o objetivo fazer com que um material, sem possibilidade de ser reutilizado, volte ao seu ciclo.


Compartilhar